top of page

Experiência de Andreia Nobre

Homeschooling e Unschooling - o que fazemos fora das aulas da escola tradicional


15/05/2015

Começamos a fazer meditação. Será que consigo aprender ioga sozinha em casa? Tem um desenho no Cbeebies (canal infantil britânico todo educativo) que faz ioga com as crianças e meus filhos adoram fazer o movimento. Aprendizado pra mim também...

 

13/06/2015

Trabalhamos a necessidade de se fazer continhas. Senta que lá vem história... peguei nos blocos de montar e separei em cores. Disse que cada bloco representa coisas que as vilas (ou agrupamentos humanos nos primórdios) tinham em excesso ou em falta. Essa vila tinha camisas em excesso e precisava de calças, e essa vila precisa de mais camisas, mas tem calças em excesso. Então eles resolveram fazer trocas de itens entre eles. Começamos trocando blocos de cores e tamanhos diferentes. aí começamos a notar que era meio injusto eu dar blocos grandes e receber blocos menores... então fomos fazer trocas de blocos de cores diferentes mas de tamanhos iguais. Aí começamos a fazer escambo de itens de uma vila para várias outras vilas para explicar a multiplicação. Uma semana depois ele me explicou que fazemos continhas para poder fazer trocas justas e saber quantidades. Funcionou produção? Eu acho que sim!

 

14/06/2015

Concluimos a organização da lista da festa de aniversário dos meninos. Peguei na lista de convidados que confirmaram a presença e trabalhamos a soma (quantos amigos da escola e quantos amigos da antiga aula de música que ele fazia antes da escola virão), a subtração (quantos amigos foram convidados e não poderão vir, portanto quantos sobram na lista dos que confirmaram a presença), multiplicação (daremos 3 caixinhas de passas em cada bolsa de lembrancinhas, portanto quantas caixinhas precisaremos comprar para que cada convidado tenha 3 caixinhas. Quantas caixinhas vem em cada pacote e portanto quantos pacotes precisaremos para adquirir o necessário para que cada criança tenha 3 caixinhas) e divisão (faremos chocolate vegano, teremos tal quantidade de barrinhas porque é o número que é possível fazer usando a bandeja de gelo que temos em casa, portanto quantas barrinhas poderemos oferecer a cada criança?).

 

17/06/2015

Abri o computador para deixar meu filho assistir um desenho depois de ter me ajudado a arrumar os brinquedos na sala e havia uma página da BBC iPlayer aberta com um documentário sobre Stephen Hawkings. Mostrei a foto do famoso cientista para o meu filho e ele ficou chocado com o homem na cadeira de rodas. Expliquei que Hawkings é uma pessoa que tem uma doença degenerativa que o paralisa fisicamente mas não emocionalmente, que ele ainda trabalha. Ele não pode brincar de bola com os filhos pequenos mas fez outras coisas como jogar xadrez. E fala muito dos buracos negros. Ele assistiu metade do documentário porque ficou interessado em saber como Hawkings se comunicava através do computador que dá voz a ele.

 

18/06/2015

Como sempre faço, pedi ao meu filho que contasse ao pai o que ele se lembrava do que vimos sobre Stephen Hawkings, para relembrar o aprendizado do dia anterior. Detalhe: o pai perguntou o que ele fez no dia anterior na escola e ele não teve a mínina vontade de se esforçar para lembrar. E olha que o dia anterior foi Sports Day, e ele afirma que se divertiu horrores. Quando o pai perguntou quais foram as atividades do Sports Day, neca dele lembrar o que tinha feito horas antes. Mas quando pedi, ele contou no dia seguinte direitinho tudo o que aprendeu sobre Hawkings. E imediatamente, ao recordar o aprendizado do dia anterior, ele perguntou: ué, se os buracos negros sugam tudo para dentro, como é que surgiram os planetas??? Eu disse que depois da escola hoje vou falar pra ele da teoria do Big Bang e como os cientistas acreditam que o universo surgiu. Abriu o maior sorriso do mundo, tá todo animado. E eu também oinnnnnn.... Aguardem cenas dos próximos capítulos!

bottom of page